Bem-vindos ao meu mundo! Ao mundo Vanessa CTReis.
Para que a arte?
Porque viver não basta, já nos disse Ferreira Gullar.
Tentarei aqui neste espaço falar um pouco do meu trabalho, um pouco de mim e de minhas vivências. Não será coisa fácil, pois sou mais da visualidade que da escrita. No entanto, como viver não basta e sermos convocados a ir além daquilo que em nós bate com alguma dificuldade é uma constante, vamos lá! Navegar novos mares e viver novas experiências!
Meu trabalho em arte diz de minha essência e com ele aposto provocar reflexões no observador.
Criar com aquilo que resta é próprio da vida, somos convocados a criar e [Re]criar para dar conta de existir.
Para além desse aspecto, o que me instiga são as descobertas possíveis durante o caminho. É no percurso que possibilidades surgem e a obra se faz. O que me motiva são os elementos que definem o intrínseco da existência e nós mesmos.
Minhas influências são as experiências que vivencio. Pode ser um livro, uma poesia, um filme, uma música que toca, uma cena que emociona ou revolta, uma viagem; o que permeia essa relação é o imenso desejo na arte. Ele me conduz.
Crio com aquilo que é singular da forma como olho e apreendo o mundo, tomando como inspiração a cultura, a natureza, minha própria história. Através das interferências, das sobreposições de fragmentos, dos recortes de fotografias por meio de processos digitais, a obra se revela. Elas percorrem caminhos entre a fotografia autoral e a experimentação artística. Tomo a liberdade de poder transitar entre variados suportes e técnicas, assim a criação não é fechada apenas a uma possibilidade. A pesquisa e o processo criativo definem a direção a seguir em cada produção.
Minhas obras são o resultado do encontro, da costura de pedaços de tudo o que me fez e faz ser quem eu sou. Minha arte é a materialização dessa dinâmica. Um objeto-arte resultado da forma como fui afetada pelo olhar e pela palavra. Meu jeito único de estar no mundo.
Se quiserem, podem deixar comentários que terei o maior carinho pelas palavras que deixarem por aqui e, quando possível, seguirei trocando ideias e respondendo vocês! ;)
Parabéns, Vanessa. Lindo espaço! Que fiquei cada vez mais pleno de criações, luz, vida e arte! Sucesso! Beijo grande
Anita Di Marco