top of page
  • Vanessa CTReis

Fotografia e Arte: um lugar de memória

Atualizado: 24 de jul. de 2023

Bem-vindos ao meu mundo! Ao mundo Vanessa CTReis.


Para que a arte?


Porque viver não basta, já nos disse Ferreira Gullar.


Tentarei aqui neste espaço falar um pouco do meu trabalho, um pouco de mim e de minhas vivências. Não será coisa fácil, pois sou mais da visualidade que da escrita. No entanto, como viver não basta e sermos convocados a ir além daquilo que em nós bate com alguma dificuldade é uma constante, vamos lá! Navegar novos mares e viver novas experiências!


Arte digital, Impressão Fine art
Recorte de obra: As Três Graças | Série: [Em]Cantos Maria | 2017-2018, Vanessa CTReis

Meu trabalho em arte diz de minha essência e com ele aposto provocar reflexões no observador.

Criar com aquilo que resta é próprio da vida, somos convocados a criar e [Re]criar para dar conta de existir.

Para além desse aspecto, o que me instiga são as descobertas possíveis durante o caminho. É no percurso que possibilidades surgem e a obra se faz. O que me motiva são os elementos que definem o intrínseco da existência e nós mesmos.

Minhas influências são as experiências que vivencio. Pode ser um livro, uma poesia, um filme, uma música que toca, uma cena que emociona ou revolta, uma viagem; o que permeia essa relação é o imenso desejo na arte. Ele me conduz.

Crio com aquilo que é singular da forma como olho e apreendo o mundo, tomando como inspiração a cultura, a natureza, minha própria história. Através das interferências, das sobreposições de fragmentos, dos recortes de fotografias por meio de processos digitais, a obra se revela. Elas percorrem caminhos entre a fotografia autoral e a experimentação artística. Tomo a liberdade de poder transitar entre variados suportes e técnicas, assim a criação não é fechada apenas a uma possibilidade. A pesquisa e o processo criativo definem a direção a seguir em cada produção.

Minhas obras são o resultado do encontro, da costura de pedaços de tudo o que me fez e faz ser quem eu sou. Minha arte é a materialização dessa dinâmica. Um objeto-arte resultado da forma como fui afetada pelo olhar e pela palavra. Meu jeito único de estar no mundo.


Se quiserem, podem deixar comentários que terei o maior carinho pelas palavras que deixarem por aqui e, quando possível, seguirei trocando ideias e respondendo vocês! ;)

36 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page